Mais do que apenas um pedaço de papel com um resumo básico de sua carreira “, o curriculum é sua herança”, diz Sérgio Sabino, da Michael Page.
Afinal, é a partir das informações descritas na página que o recrutador irá delinear os primeiros traços de seu perfil profissional e, em certo sentido, as conclusões preliminares sobre se você é consistente ou não com a oportunidade profissional em questão.
Portanto, todo cuidado é pouco para preparar seu curriculum. Cada pequeno detalhe pode fazer a diferença no resultado. Veja quais são os problemas mais comuns ao compor este tipo de passaporte para o emprego dos sonhos.
Eu devo estar prazo de um generalista para escrever o objetivo?
Depende. Em alguns sectores, é mais fácil definir seus objetivos profissionais. Em outros, não. O truque, segundo Sérgio Sabino, Michael Page, é sempre aplicar para oportunidades de emprego compatíveis com o seu plano de carreira. “Quanto mais preciso você for, melhor para o recrutador.” Mas tome cuidado para não cair em contradição.
Regra de ouro? Estude o anúncio de emprego disco antes de escrever o seu curriculum. Se o curriculum para generalista (aqueles que você se registrar em sites, por exemplo), é consistente com a sua carreira finalidade.
2 Posso usar o mesmo curriculum para diferentes oportunidades?
Não. Em uma época que a personalização é tudo, a regra é ter um curriculum para cada oportunidade. Em outras palavras, cada panela tem de ter a sua tampa, a este respeito. O ideal, segundo os especialistas, é ter um curriculum básico, mas adaptá-lo ou, em termos mais modernos, personalizá-lo para cada ocasião – tendo em conta o espírito da empresa e cargo em questão.
3 Como adaptar o meu curriculum para cada ocasião?
Os pontos mais relevantes do plano de carreira, com algumas exceções, não mudam. O que pode ser mudado são as realizações que você alcançados em cada maneira profissional. Então, apto para todas as versões, projetos, realizações que mais tem a ver com a posição que você pleitear.
4 Que tipo de realização se aplica para o curriculum?
Figuras sempre caem bem dentro do curriculum. Então, quando mais objetivo é a conquista, o melhor. “Conquistas, refletindo o crescimento da receita, redução de custos, para ajudar o desempenho da empresa são exemplos”, diz Sabino. “Você tem que mostrar o seu valor.” E a descrição do que você fez em cada posto de trabalho não é suficiente para isso. Portanto, investir em dados objetivos para provar isso.
5 Como mostrar o meu nível de conhecimento em uma língua estrangeira?
Mentir no curriculum é o pior erro que um candidato pode fazer. E isso vale até mesmo para as formas mais sutis de mentiras: como “ouro” seu nível de conhecimento de uma língua estrangeira. Dez minutos de conversação em Inglês durante a entrevista, por exemplo, são suficientes para o recrutador para verificar se você é fluente ou não. O truque? “Faça uma auto-crítica e da dúvida, consulte um credenciado para avaliar o seu nível de Inglês”, diz Sabino.