Se os processos de selecção funcionar como tribunais, o curriculum seria um dos primeiros “testemunha” chamado para falar sobre o candidato.
A comparação pode parecer piada – mas a realidade não tão distante. Para Thalita Doering, gerente da divisão de recursos humanos Michael Page, a “retomar as negociações” e pode sugerir muito sobre quem é o profissional que preparou.
É claro que o documento não é a única referência considerado pelo recrutador. “Você não pode simplesmente confiar no que é entendido e, na maioria dos casos, somente a entrevista é capaz de esclarecer quem é o candidato”, disse Thalita.
Isto é porque o curriculum também pode ter “falso testemunho”. É o que Isis disse Borge, gerente da divisão em Robert Half. “Hoje, muitas pessoas contratar serviços de terceiros fazer curriculum maravilhoso e impressionar o recrutador”, diz ela.
A julgar por este documento, apenas um desorganizado, prolixo e profissional distraído, por exemplo, pode colocar como alguém muito objetivo, preciso e cuidadoso – ou vice-versa. “Um monte de gente boa que simplesmente não sabem como fazer curriculum”, diz Thalita.
É por isso que nós temos uma conversa cara a cara com o candidato é um passo fundamental para qualquer recrutador. “Só então poderá esclarecer informações e descobrir quem é essa pessoa”, diz o gerente de Michael Page.
O que os detalhes
Ainda assim, as funções curriculum como um importante ponto de partida. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Robert Half nos Estados Unidos, apenas dois erros de digitação em um curriculum são suficientes para 46% dos recrutadores eliminar um candidato.
De acordo com os dois especialistas consultados, os detalhes revelados em um curriculum pode sempre ser relativizada – o que não quer dizer que já não afetar a imagem criada na mente do recrutador.
Então, com a ajuda de Ísis e Thalita, listou algumas características pessoais que podem ser inferidas a partir de seu curriculum:
- Atenção aos detalhes
Ninguém merece a forca por troca de cartas ou até mesmo cometer algum erro de ortografia. Se muitas destas falhas sobreviver na versão final do documento, no entanto, é a mensagem que é má.
“O recrutador entende que o profissional não reviu o material, o que pode significar que ele não vê ou não valoriza as coisas”, disse Isis.
Síntese 2. Poder
Outro traço candidato que pode ser detectado no curriculum é a sua capacidade para se comunicar de forma objectiva.
Segundo Thalita, passagens demasiado longos ou prolixos geralmente pertencem aos candidatos curriculum, na entrevista, também revelam difícil expressar com precisão e economicamente.
- Criatividade
Um bom uso de cores, fontes e outros elementos gráficos pode ser visto como um sinal de originalidade.
“Dependendo da posição e da empresa em questão, aparecem no curriculum como inovadora alguém pode contar pontos a favor do candidato”, disse Thalita.
- Raciocínio lógico
Um curriculum com começo, meio e fim, geralmente revela a sua capacidade de priorizar e organizar as informações, de acordo com Isis.
A capacidade de concatenar idéias lógicas também aparece sob a forma de expressão escrita do candidato.
- Dificuldades em Relações
“Se o curriculum profissional mostra que saltou de emprego em emprego, acha a suposição de que ele estava muito agitado”, diz Thalita. O recrutador pode até ir mais longe e inferir que o candidato tem dificuldades sociais.
A ideia surge, especialmente se houver uma grande diferença entre um trabalho e outro – sugerindo houve demissões. “Se eles aparecem de novo e de novo, talvez o candidato é uma pessoa difícil”, disse Isis.