Você nunca realizou um concurso público, mas pretende fazê-lo em breve? É bom ter cuidado para não cometer erros de principiante.

O alerta é Nestor Távora, coordenador do curso preparatório LFG. Segundo ele, o pecado mais comum dos “marinheiros de primeira viagem” não está prestando atenção suficiente para aviso de concurso.

concurso-estudante

Ele compara o documento para o contrato de um cartão de crédito. “É uma aparentemente burocrático, texto árido, que poucas pessoas lêem, mas faz uma grande diferença”, diz ele.

O anúncio merece toda a atenção, ele disse, porque traz datas, requisitos para a aplicação, detalhes sobre o conteúdo do teste, entre outras informações valiosas para concurseiro bem sucedido.

A negligência de ler o documento, muitas vezes é um resultado da corrida – o grande inimigo de iniciantes, na opinião de Fernando Bentes, diretor dos concursos Questões do site.

“O candidato é guiado por impulso: comprar qualquer livro, se inscrever em qualquer curso e, assim, perde tempo e dinheiro”, diz ele.

Para Sergio Camargo, advogado especializado em competições, os novatos também são particularmente propensas a falta de foco.

“Muitas pessoas dão tiros em todos os lugares sem compromisso, e muitas vezes desistem quando não encontrá-lo fácil resultado esperado”, explica ele.

Quer evitar frustrações? O seguinte é um passo a passo para pousar com segurança no mundo das competições, de acordo com os três especialistas consultados por EXAME.com:

1. Escolha uma carreira
Segundo Távora, o requerente pode basear a sua escolha em dois critérios: o seu interesse em empregar instituição ou a sua afinidade com o post. Alguns podem procurar uma carreira em qualquer INSS, enquanto outros podem atingir várias competições ao promotor, por exemplo.

O importante é que o concurseiro não perca tempo fornecendo evidências de que não têm nada a ver com ele. “A escolha da carreira deve levar em conta os seus objectivos, se eles pagam recompensas, satisfação no trabalho ou modo de vida”, disse Bentes.

2. Estude o aviso prévio e exames anteriores
Definir o alvo, é hora de começar como muitas referências sobre ele. A ponta Távora é usar a internet para recuperar provas de idade. “É uma maneira de compensar a sua inexperiência com concursos”, explica o coordenador do LFG.

É também essencial para analisar em profundidade os detalhes do último aviso prévio. O objetivo é reunir o máximo de informação possível para o passo seguinte: a preparação para o exame.

3. Defina uma estratégia de estudo
Consciente do número de sujeitos para estudar – e, especialmente, o peso de cada um para o resultado – você precisa definir sua rotina até o dia da corrida.

Quantas horas por semana será necessário para a preparação? Quais são os melhores livros para cada assunto? Para chegar a essas respostas, o candidato pode conversar com outros alunos e professores, bem como consultoria fóruns e ferramentas especializadas na internet. Bentes também informa que o novato investigar as habilidades de estudo aprovados.

4. Considere a idéia de fazer um curso preparatório
Muitos candidatos têm bons resultados por estudar sozinho, mas você também pode ter aulas com professores especializados em concursos. Se a sua opção é o segundo, deve haver outra escolha: fazer um curso on-line ou em uma escola de física?

Segundo Bentes, há prós e contras de ambas as alternativas. Aulas on-line são mais conveniente e barato, mas menos espaço aberto para perguntas. Como para as classes reais geralmente mais caros, ao mesmo tempo garantir um acompanhamento mais próximo de cada aluno.