É necessário esquecer esse mito de que só passa em concurso público quem sabe toda a matéria, pois se fosse assim seria necessário cursar uma faculdade especializada só para concurso público. O que faz um candidato ser aprovado numa prova não é só o conhecimento adquirido (também muito importante), o preparatório, os livros, mas sim uma série de outros fatores como: técnicas e estratégias de estudo, o controle da ansiedade através de atividade física regular, o conhecimento do edital e, sobretudo, o mais importante, “saber fazer a prova”.

Para passar em um concurso, a pessoa tem que saber sobre atualidade e ter um conhecimento amplo de várias matérias. Você não precisa ser um expert em português, geografia ou física e sim, ser um generalista e conhecedor de muitas coisas.

Ser perito em algo é coisa de universitário que quer se aperfeiçoar. Se você procura um concurso sem ser graduado, a generalização é melhor. Caso você já seja graduado, deve se lembrar que no vestibular você não teve que acertar apenas questões de sua área de conhecimento.

Tenha em mente, que passar em um concurso não é tarefa fácil. Os competidores podem estar mais preparadas que você. Além do mais, se você não se esforçar eles ficarão na sua frente, sem que você possa fazer nada.

Especialistas indicam que você descanse no último dia antes da prova. Por isso, estude muito antes disso acontecer, tenha em mente que nada vem por acaso.