O desemprego é um dos problemas que mais afetam os brasileiros. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro de 2008, que investigou as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, hoje 1, 8 milhões de pessoas sem emprego.
Mas o cenário pode se tornar mais encorajador. O mercado está aquecido por empregos temporários, que são um meio eficaz para alcançar um trabalho eficaz.
Como o momento é muito propício para outplacement – não só por causa das contratações temporárias, bem como a oferta de trabalho de Dezembro, e no início do ano – as pontas da equipa seleccionada algumas linhas e regras básicas para aqueles que estão procurando o emprego dos sonhos.
1. Planejamento: O primeiro passo é, sem dúvida, o planejamento. Todas as suas ações devem ser direcionadas a partir de um planejamento baseado em foco, comprometimento e organização. Procurar empresas, posições disponíveis, agências de recolocação e defina seu alvo, baseado em seu objetivo profissional. Fique atento às oportunidades. Aproveite cada minuto do seu dia consagrado a esta nova tarefa: a busca de um emprego.
2. Motivação: A motivação é outro fator que faz toda a diferença. Procure esforço demanda de emprego e persistência, por isso não há espaço atitudes negativas. A motivação depende de cada um e é uma ferramenta essencial para a pessoa que realmente olhar para o que você acredita e quer. Não deixe que o desânimo bloquear as suas acções.
3. Curriculum: Agora é um dos momentos mais cruciais: o desenvolvimento e a utilização do Curriculum Vitae. Muitas pessoas nem sequer começar a competir por um lugar precisamente por causa do currículo estruturado mal (Clique aqui para ver passo a passo o desenvolvimento de um currículo). O CV é para o candidato a vender a sua imagem ea sua experiência e assim a ser escolhido para participar de processos seletivos. Uma boa opção é enviar o seu CV para a seção de seu currículo, onde damos sugestões de melhorias no conteúdo, organização e formato.
Uma vez que o Curriculum está pronto e revisto é hora de enviá-lo. Você tem o nome de uma pessoa a quem encaminhá-lo? Isso aumenta suas chances de encontrar uma oportunidade para uma entrevista. Não se esqueça que as empresas recebem milhares de currículos e aqueles que não têm destino certo, na maioria dos casos, eles nem sequer vir a ser lido. Se você está enviando seu currículo por e-mail, enviar no corpo do mesmo e-mail, como muitos recrutadores rejeitar currículos recebido como um anexo. Também é interessante para utilizar a carta, que, se bem concebido, pode ser uma ferramenta muito eficaz.
4. Rede: Você sabe que o seu livro de endereços? Portanto, agora é um excelente momento para usá-lo. Faça uma lista dos contatos que você tem e reativar sua rede de relacionamentos, especialmente com os colegas e conhecidos que estão no mercado de trabalho. É aí que reside a importância de praticar o networking!
5. Atualize-se: Por último, manter-se atualizado! Participar de palestras e seminários. Investir em on-curso ou a distância. Certifique-se de acompanhar as notícias, ler sobre negócios, cultura, economia e política, como isso vai ser cobrado nas entrevistas. Reciclagem profissional é essencial, especialmente para aqueles que estão fora do mercado.
Coloque em prática essas dicas e alavancar suas chances de ser chamado para disputar uma vaga. Mas em primeiro lugar, não se esqueça de fazer o nosso teste para identificar quais são os deslizamentos que podem prejudicar o seu desempenho no momento das entrevistas. Boa sorte!