A idéia de que a procura de emprego é um emprego em tempo integral é desmistificado o conselheiro de carreira e diretor associado da Fuqua School of Business da Universidade de Duke, Steve Dalton, em seu livro A 2 horas Job Search (Busca por Jobs em 2 horas, na tradução Inglês, editora Ten Speed Press).
Como o próprio nome já sugere, não há necessidade de gastar 8 horas por dia a navegar na net em busca de oportunidades anunciadas pelas empresas para garantir uma nova posição. Pelo contrário, isso é um desperdício de tempo, diz o autor.
Isto porque, por um lado a tecnologia facilitou o acesso a anúncios de oportunidades profissionais, por outro fez o trabalho dos recrutadores mais complexos. Afinal, ao anunciar uma vaga de emprego na internet, em um instante, milhares de currículos são recebidos.
Como resultado, tornou-se impossível de ler e analisar as informações de todos os candidatos e assim por muitos recrutadores dão preferência aos profissionais indicados para pessoas que já trabalham na empresa. Por esta razão, ele diz que passar horas à procura de emprego e enviar currículos aleatório é altamente ineficiente.
Tendo em conta esta premissa, o autor desenvolveu um roteiro com três passos que devem ser seguidos por aqueles que querem encontrar trabalho rapidamente. E, segundo ele, para completar os dois primeiros, não demorou mais de duas horas de dedicação. Confira:
1º Passo Priorizando
A primeira etapa começa com a construção de uma lista de 40 potenciais empregadores. Empresas para o qual você sempre sonhou em trabalhar, os empregadores de seus ex-colegas de faculdade (também pode ser MBA, mestrado, doutorado, etc.), as empresas que são destaques na mídia e aqueles que estão anunciando oportunidades atualmente deve ir a lista.
Em seguida, verifique as empresas que têm funcionários que você sabe trabalhar lá. Use redes sociais como LinkedIn e Facebook para tentar descobrir isso. E, finalmente, verificar qual a sua motivação (1-5) para trabalhar em cada um desses lugares e pesquisar se há vagas de emprego anunciadas por todas as empresas que estão na sua lista.
Com isso, você será capaz de organizar a empresa de modo a deixar na lista daqueles para os quais você está mais motivado a trabalhar, que tê-la conhecido como colaboradores e estão abertos a oportunidades. Se uma das empresas se concentram estas três características, suas chances de conseguir uma entrevista aumentar bastante.
Passo 2 Contatando
O segundo passo é fazer algum trabalho em rede. Procure por conhecidos que estão trabalhando para empresas de interesse. Rummage entre alunos cursos que frequentou, ex-colegas de trabalho e conhecidos em geral. Estas são pessoas que podem dar referências como importantes para seus recrutadores.
Categorizar essas pessoas de acordo com a motivação que você acha que eles têm de ajudá-lo. Há aqueles que você sabe que vai estar dispostos a ajudá-lo e indicá-lo. Há outros que não estão lá ansiosos para ajudá-lo, mas que talvez não se sinta culpado depois. Depois, há aqueles que não vai fazer nada e provavelmente não vai mesmo responder às suas mensagens.
A regra de ouro quando entrar em contato com essas pessoas é enviar mensagens curtas, para não mencionar o seu interesse em uma vaga de emprego, neste momento, diz Dalton. Mostre que querem saber mais sobre o mercado em que atua, propor uma reunião com você para discutir o assunto. Digamos que você queira aprender com ele.
Passo 3 Prepare
Depois de conseguir uma resposta positiva de qualquer um dos seus novos contatos, ele começa a pesquisar a empresa. Entre no site e confira as últimas notícias publicadas pelos meios de comunicação.
Se bem preparado para a conversa vai aumentar as chances de você chegar a ser convocado para uma entrevista formal de trabalho mais tarde.
Ao falar com essa pessoa, perguntar qual era o caminho percorrido por ela para chegar onde ele está. Neste momento, aberto para ela seu interesse em trabalhar lá e pedir conselhos. É neste momento que você pode ser “brindado” com a possibilidade de uma declaração. Se você não conseguir, vai prosseguir com outros contatos da mesma maneira de conseguir o que quer, não desista.
Segundo o autor, o método apresentado no livro trouxe resultados positivos e é parte obrigatória do currículo acadêmico de alunos de MBA na Fuqua Business School. Ele pode não trazer resultados para você nos primeiros contatos, mas, tal como recomendado pelo autor, o importante é insistir, e é por isso que a lista inicial de potenciais empregadores deve conter 40 nomes.