Pôs os pés pela primeira vez, o mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Começando com a tarefa de elaborar o seu primeiro curriculum carreira. Uma preocupação, contudo, não é necessário. De acordo com a pesquisa de 500 executivos de empresas com operações no Canadá, quando se trata de contratação de recém-licenciados, a experiência profissional anterior não só é importante para 15% deles.
De acordo com o estudo do BMO Financial Group, o que realmente conta são as habilidades comportamentais – considerados relevantes por 30% dos executivos entrevistados. Em segundo lugar no ranking são as habilidades técnicas. Agora, como para provar tudo isso no curriculum e mostrar que você é o candidato ideal para a posição em questão?
Concentre-se em oportunidade e sua história
Além dos dados básicos, tais como informações pessoais e de formação acadêmica, rever sua carreira até agora e avaliar o que as experiências possam contribuir para a oportunidade profissional em questão. Uma obra temporária, por exemplo, você pode economizar muito mais lições do que você pensa.
Bruna Dias, gerente de carreiras orientação Talent Co., vi isso na prática quando foi a contratação de um estagiário. “Ela não tinha nenhuma experiência em RH, mas tinha trabalhado no shopping. Com isso, ela mostrou determinação e aprendeu a lidar com o público,” listas.
Mas o especialista é clara: só vale experiências que se relacionam diretamente ao trabalho em questão. “Você precisa ter uma educação”, diz ele.
Liste os cursos extras
Liste as disciplinas obrigatórias que você estudou no curriculum pode parecer redundante – cada recrutador sabe que o cálculo é parte do curso de engenharia, por exemplo. Mas se você fez cursos extracurriculares que o diálogo com a oportunidade em questão, colocar que os dados sobre a informação adicional.
Investir em atividades complementares
Atividades acadêmicas como parte do centro acadêmico ou atlético também pode ser relevante para o curriculum – mais uma vez, desde que eles trazem lições para sua carreira. A mesma regra se aplica para o trabalho voluntário. O truque consiste em mostrar o seu diferencial.